quarta-feira, 23 de março de 2011

DDR Museum – A vida cotidiana na Alemanha comunista

Em outubro de 2010 estive em Berlim por alguns dias. conhecia a Alemanha de uma viagem em 1995, mas desta vez fiquei somente em Berlim, o suficiente para fazer os principais programas de museus e passeios. O relato da viagem, a propósito, está contado no blog, bem atrás buscar: outubro, 2010). Dos museus visitados, duas exposições, em particular, me interessaram: uma sobre a loucura nazista e os passos de Adolf Hitler, da ascensão à queda. Outra, no DDR Museum, sobre a vida cotidiana na Alemanha Oriental, ou comunista.
Como vivi três meses em Cuba em 1989 (o muro de Berlim caiu justamente quando eu estava , embora acredito que não tenho culpa neste cartório), foi curioso fazer uma ligação da vida em Cuba, embora em padrões infinitamente mais baixos, com uma Alemanha que se esforçava para parecer rica e próspera.
É interessante observar modos e utensílios de uma sociedade que busca a satisfação do necessário, sem lugar para o supérfluo, mas com o olhar lúdico que vendia a promessa de paraíso. Assim, a propaganda, embora de outra forma, atravessa a sociedade e seus produtos, exercendo o mesmo fetiche dos países capitalistas.
Para o bem e para o mal, o cotidiano da Alemanha comunista tem aspectos singelos, como o culto a uma vida simples e bucólica; e os perigosos sonhos de grandeza, como os espetáculos de força e o bombardeio ideológico. Mas o melhor da exposição, bem mais que palavras, é o álbum de fotos que postei na minha página no Facebook. Passem .

Um comentário:

Carol Correia disse...

Ah, eu vi a Globo News exibindo uma reportagem sobre essa exposição da rotina das pessoas na Alemanha Oriental. Parecia ser muito boa, queria ter visto... Sorte sua.