sexta-feira, 25 de março de 2011

Cenas da vida real

O espetáculo das notícias, em três notas ligeiras. Uma brasileira residente em Londres ganha na Justiça indenização de 387 mil reais em ação movida contra a empresa onde trabalhava. O motivo do processo: colegas a apelidaram de “Bob Esponja”, personagem de um desenho animado que tem a voz aguda e anasalada. E eu, pobre ignorante, nem sabia que uma brasileira lutava na Inglaterra contra tamanha monstruosidade.
Se houvesse isonomia no mundo, todos de minha infância estariam milionários, tal a quantidade de insultos e desaforos contidos em cada um dos apelidos que nos pespegavam, sem piedade nem exceção. Prometo reviver nos próximos dias, aqui no blog, alguns dos apelidos itabaianenses, arrolados em livro pelo pesquisador Vladimir Souza Carvalho. Alguns são de uma ternura comovente.

O ex-presidente de Israel, Moshe Katsav, é condenado a sete anos de prisão, após acusação de estupro. A esquerda festiva, inclusive a tupinambá, Israel como uma filial do inferno, sobretudo quando acende o conflito com os palestinos. Sem entrar nessa briga de brancos (se bobear, há mais motivosjustos” do lado israelense do que em Gaza e Cisjordânia), o estado judeu construiu uma sociedade democrática. Por isso um presidente tarado vai parar no xilindró. Me volto à nossa democracia meia sola: aqui, o primeiro a acobertar criminosos é o Congresso, que confere imunidade parlamentar a autores de crimes comuns. E tenho dito: o Brasil apodreceu, há muito.

A delegação do Benfica de Lisboa, clube mais querido de Portugal, é emboscada em uma rodovia, após partida em que goleou um time local por 5 X 1. Despejaram sacos de pedras de cima de um viaduto, que atingiram os atletas e feriram o presidente do clube. Na Argentina, no mesmo fim de semana, uma partida pelo campeonato nacional resultou na morte de um torcedor. O futebol, diferente de tudo que dizem os atletas e dirigentes pacifistas, é o melhor lugar da barbárie. No Brasil, como no caso do estupro do presidente de Israel, esses crimes não dão em nada.

Dois PSs: por que diabos o Word grifa a grafia de “anasalada”? E em relação à (in)conexão do Vivo (i)Móvel: aviso aos interessados, a internet discada é bem melhor.

Nenhum comentário: