segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Casa velha, novo endereço


A Prefeitura nem avisou. Os correios, pior. Sobre estes, alíás, me dou por satisfeito quando conseguem cumprir sua atividade fim: entregar uma carta no endereço apontado como destinatário. Correios e Infraero são hoje, disparadamente, os dois maiores crimes contra a cidadania. Mas são assuntos para outra ocasião. Fiquemos com meunovoendereço.
numa consulta ao CEP da minha casa, justo no boleto de cobrança do IPTU, é que me dou conta que não moro mais na aprazível rodovia José Sarney. Lugar bacana com nome esquisito. Sarney é cabra ruim, como bem sei, mais que seus aliados de hoje, que talvez não queiram ver o lado sombrio do dono daquele bigode. Morei no Maranhão dois anos, o suficiente para amar São Luís e odiar sua desavergonhada elite.
Tempos atrás tentaram um movimento para desnomear nosso inocente paraíso à beira mar. Naquela época, mandava em terras sergipanas o “doutor” João Alves, um quase compadre do bigode mais daninho da nossa república de bananas. Com João no governo e a imprensa silenciada ($$$???), o assunto morreu no nascedouro. Agora, sob o obsequioso silêncio dos velhos e neo-aliados, rasparam das placas (se existissem placas. Hahaha!!) o nome do velho homem das sombras e colocaram em seu lugar a figura do fundador de Aracaju, Inácio Barbosa.
Além do novo nome, viramos avenida, o que parece mais adequado a um lugar que, afinal, é hoje uma área urbana ligada ao restante da capital. Bem vindo, bravo Inácio. Que sua sanha desbravadora se transforme agora em urbanidade para uma população cada vez mais desrespeitosa com as praias que margeiam a nova avenida que leva seu nome.
Por fim, acreditem: Inácio Barbosa é o fundador da capital de Sergipe, mas somente agora, quase 200 anos depois, o município presta uma homenagem digna. Até então não havia nem uma travessa, um beco que fosse, mesmo o Beco da Cassola ou o do Mijo, que inspirasse um reconhecimento.    

Nenhum comentário: