sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Essa tal sergipanidade



Interessante o debate (Encontro? Colóquio? O que seja) sobre a Sergipanidade, no Cinform que circulou na semana da emancipação política de Sergipe. Infelizmente, se foram muitos dias entre minha leitura do caderno, que anotei na cada vez menos confiável memória, e esse momento em que retomo o blog, após dias de ócio. Mas foi um dos raros momentos em que alguém acrescentou algo sobre o que se supõe a tal sergipanidade. O “alguém”, aqui, atende pelos nomes de Aglaé D’Ávila, Luiz Antônio Barreto e Irineu Fontes (eu me recuso a chamá-lo de Neu, esse cabra da peste holandês-sertanejo).
Como disse, a longa distância entre minha leitura e este momento me impede de entrar no mérito da conversação, mas, como não queria deixar de registrar, foi uma discussão rica, sem os lugares comuns que afetam quem se aventura por esse difícil tema.
Dispenso comentários sobre LAB e a professora Aglaé, dois nomes devidamente postos nos lugares cimeiros da cultura, não em nível local, mas da cultura brasileira. Mas me agradou muito a visão do tal Neu (o velho Irineu de um bom violão, pelos anos 79, 80, ensaiando uma sergipanidade musical que nunca me saiu da lembrança. VideBolero Parabelo”). Espero que este rapaz seja ouvido pelos atuais áulicos da cultura.
Por outro lado, li, numa dessas tendas do shopping, um folder (alguém tem tradução para coisinha tão besta? Ah, país colonizado e tabaréu!), um evento oficial sobre o mesmo tema. Também bacana, com todos os convidados dignos da presença, da grande Beatriz Góis ao novato Marcello Dantas, novidade na taba, mas com um currículo de arrepiar. uma nota triste: senti a falta do poeta, editor, jornalista e produtor cultural Amaral Cavalcante. Por uma razão muito simples: em cada uma dessas atividades citadas, o poeta Amaral, cuja única besteira na vida foi entrar naquela bostífera Academia Sergipana de Letras, é um virtuose. Como se dizia nos tempos pebolísticos: joga nas onze. Que alguém cuide dessa reparação.  

Nenhum comentário: