segunda-feira, 25 de junho de 2018

Crônica pebolística

Como se vê aí no vídeo, acertei o placar, portanto, entendo de futebol. E ao entendê-lo, vou analisá-lo. A partida de hoje contra a Costa Cêra me fez gritar um gol do Brasil depois de longos anos, pelo sofrimento e pela injustiça de um provável 0 x 0. Comecemos pela rebeldia inútil de Neymar, que, aos 48, logo após o gol de P. Coutinho, resolveu dar um banho-de-cuia no defensor adversário, quando o razoável era cobrar um escanteio como os homens cobram e tentar o segundo gol. Mesmo ele precisando se reabilitar, depois dos 180 minutos de Copa mais pífios de sua história, ainda comete uma irresponsabilidade dessas. Daí temos que falar de Tite, que arrumou o time desde há dois anos e vem de resultados extremamente favoráveis. Um jogador que faz aquilo é jogador que se governa, que não acata a autoridade de ninguém. E treinador tem que ser um cientista do futebol, um paizão psicólogo e um delegado-capataz de sua equipe.

Ontem, a charge de um jornal dava conta dessa frouxidão de comando, digamos, espiritual , do escrete canarinho. Mostrava os jogadores, todos eles, diante de um espelho, cada um fazendo seu penteado, um cocó, uma trança, black power, o diabo. Uma charge disse tudo. A entrada de Neymar no jogo contra a Suíça, com aquele penteado pra chamar nossa atenção, dá conta do clima de pode tudo. Neymar é um pobre menino rico.... e de um tremendo mau gosto. Se tivesse gente aprumada no entorno, diria: corte esse cabelo, moleque, que tá parecendo uma mistura de Clodovil com Dercy Gonçalves. Parecer com um ou com outra, já era demasiado. Imaginem a mistura.

Se eu fosse treinador de um time, não tinha conversa: era máquina zero em todos. Cabeça pelada pra evitar excesso de frescura dentro e fora das quatro linhas. Vão dizer que isto é bobagem. Não é. Ainda mais num país em que a crônica esportiva (se fosse jornalismo não se chamava crônica) considera mandinga um elemento importante nas suas análises e não raro apela a pais de santo para complementar suas abalizadas opiniões. Tenho dito.

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo com vc, Luciano. Falta disciplina. Um povo que só pensa no cabelo... Mandava raspar tudo! Ganham super bem e não fazem nada! ele não têm o mu respeito - ainda que ganhem a Copa.