terça-feira, 7 de maio de 2013

Carta de Aracaju


Documento elaborado pelas TVs públicas do Nordeste, reunidas em Aracaju, no final de abril. Como anfitrião do encontro li a carta hoje na abertura do V Encontro do Comitê de Rede da TV Pública, em Brasília, na sede da EBC/TV Brasil.


CARTA DE ARACAJU


Os representantes das TVs Públicas do Nordeste, reunidos em mais um encontro, em Aracaju (SE), nos dias 26 e 27 de abril de 2013, vêm reafirmar o firme compromisso com a construção de uma televisão pública brasileira democrática, plural e diversa, sob o comando e liderança da TV Brasil, cuja própria criação, pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, materializa as expectativas de uma programação televisiva que ofereça à sociedade brasileira os valores que contemplem o reforço da cidadania nos aspectos culturais, econômicos, políticos, identitários, esportivos etc.
Definiu também pela construção de “janelas de produção” que funcionem como banco dos produtos realizados pelas emissoras integrantes do grupo, para intercâmbio, discussão e fortalecimento das respectivas grades de programação. Reconheceu a importância da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C, não só pela sua força como produto televisivo, traduzido em audiência e perspectivas de captação, mas também como elemento agregador pela via do desporto, entendendo que o futebol praticado fora das séries de maior visibilidade contribui para a preservação dos clubes regionais, enraizados na identidade dos brasileiros de pequenas e médias cidades, principalmente.
Também apontou a importância da transmissão da Copa das Confederações pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em parceria com as rádios públicas associadas, cuja rede configurada fortalece as emissoras regionais e a própria cabeça geradora. Por fim, os membros do encontro apostam firmemente na junção de esforços para uma transmissão coletiva e em rede dos festejos juninos no Nordeste, por entendê-los como produto essencialmente voltado para o formato da televisão, proposta que deve ser apresentada no Encontro do Comitê de Rede da TV Pública, em Brasília, nos dias 7 e 8 de maio de 2013.

As TVs Públicas do Nordeste.

Nenhum comentário: